Agradecimento a uma vida dedicada ao próximo

30/01/2020 12:01

"Há uma frase do livro "O Pequeno Príncipe" que diz que 'o essencial é invisível aos olhos'. Uma das últimas lições que o Josias me ensinou, ainda em vida, foi a de que nós não levamos nada, apenas deixamos coisas... isso me pareceu um tanto abstrato quando ele me falou.

Hoje, no entanto, diante da inauguração do CENTRO ONCOLÓGICO JOSIAS GAMBARELLI em Itaúna/MG, eu consigo compreendê-lo melhor. Além de dinheiro, bens materiais, memórias e tudo o mais, o amor que carregamos em nossos corações também é deixado... temos mas não possuímos, pois nos é dado para que aprendamos a deixar...

Quanto do amor, da atenção, do carinho, das bênçãos e das alegrias diárias que eu possuo em meu coração hoje, eu estou dedicando ao outro? Para quem não sabe, o Josias é meu pai de coração. Apesar de não ter me gerado biologicamente, eu nasci no coração dele no dia em que ele e minha mãe se conheceram. E uma coisa é certa: o Josias deixou todo o amor que ele possuía em seu coração para os que aqui ficaram. Os três filhos biológicos (meus irmãos Pedro, João e Júlia), os emails cuidadosos, os conselhos, e agora esse Centro Oncológico apenas confirmam isso...

Manifesto, dessa forma, minha sincera gratidão às pessoas que deram continuidade a uma vida de dedicação ao próximo e a um sonho pessoal do papai..."

 

Esse texto era o rascunho de um discurso de agradecimento que acredito que será feito, em outros termos, pela minha mãe. Porém, decidi registrá-lo como meu agradecimento pela inauguração, agendada para 07.02.2020 do CENTRO ONCOLÓGICO JOSIAS GAMBARELLI, no Hospital Manoel Gonçalves, no município de Itaúna/MG. Acredito sinceramente que todo o esforço do Josias em vida, somado à garra dos que continuaram sonhando esse sonho, farão desse muito mais do que um lugar de cura, mas também um lugar de restauração e ascensão espiritual para os que nele precisarem atuar, seja como funcionário, seja como paciente.

 

Antes de ontem, fui com meus irmãos ao cinema assistir ao filme "Frozen II", e, assim como nas várias vezes em que estou com eles, a lembrança do papai se fez presente. No filme, apreendemos várias lições, tais como "A mudança ri de nós com toda a sua beleza", "A verdade deve ser encontrada. Sem ela não vejo futuro" etc. E Olaf, meu personagem favorito, em meio a uma vastidão de sabedorias compartilhadas ao longo da trama, descobre algo que é eterno: o amor.

 

É muito bom olhar pra trás e ver que o papai nos deixou boas respostas no passado.

 

Raul Roland